Campanha Sinalização

BH Airport

PROBLEMA  Em dezembro de 2016, a BH Airport inaugurou seu novo Terminal de Passageiros. Uma novidade que coloca o Aeroporto Internacional de BH entre os melhores do mundo e que pedia uma sinalização e uma campanha na proporção da sua grandeza.

SOLUÇÃO  A sinalização do Aeroporto foi elaborada acompanhando o projeto arquitetônico do Novo Terminal, com inspiração em experiências internacionais, como Zurique (Suíça), London City (Inglaterra) e Helsinque (Finlândia). Algumas premissas foram fundamentais: máxima visibilidade, pictogramas de entendimento universal, facilidade de interpretação das mensagens e hierarquia da informação.

As mudanças em todo o conceito de sinalização interna (wayfinding) incluíram novo layout, revisão do posicionamento, da quantidade de placas e também uma nova configuração dos painéis de voos.

Padronizamos a comunicação dentro do Aeroporto com uma família de totens a serem utilizados conforme necessidade, apoiada pela linha de pictogramas desenhada especialmente para o projeto.

A campanha apresentou o Novo Terminal de forma lúdica, fazendo um paralelo das novidades que nos surpreendem na vida com a estrutura e os diferenciais oferecidos pelo Aeroporto.

RESULTADOS

O trabalho desenvolvido para a sinalização ajudou a reduzir em 50% o número de chamadas sonoras para os voos, nas salas de embarque e desembarque. Uma experiência inédita em aeroportos brasileiros que melhorou o conforto acústico a cerca de 10 milhões de passageiros.