Arquitetura Branding Campanha

Sensemaking Sebrae Minas

PROBLEMA  A partir de referências da ciência da cognição e da teoria da comunicação, o Sebrae Minas adotou a metodologia Sensemaking: uma forma de tratar a necessidade de informação, de modo que ela esteja focada na sua relevância. Como apresentar esse complexo conceito à equipe interna, estimulando a compreensão e adoção de seus princípios?

SOLUÇÃO  Através de uma comunicação didática, elaboramos layouts que exploram a infografia, um importante recurso visual utilizado pelo Sensemaking, além de tons fortes e chamativos.

A estratégia foi iniciada com uma palestra de inauguração, com um dos maiores especialistas em infografia do mundo. As instalações do Sebrae foram “vestidas” com a identidade da campanha, e um labirinto foi produzido pela equipe de design e arquitetura, em tamanho real, para representar a informação trabalhada, sem o uso do Sensemaking.

A campanha interna fortaleceu o Programa por meio de uma fase de sustentação de seis meses, mantendo o conceito em evidência dentro do Sebrae Minas.

RESULTADOS

Em menos de seis meses de projeto, 35% da equipe, entre diretores, gerentes e colaboradores, já foi capacitada para implantar e auxiliar os colaboradores na utilização dos princípios do Sensemaking, no trabalho diário.